terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bolt - mais uma animação da Disney

Estou esperando uma folga na agenda para ir ao cinema ver o novo trabalho dos estúdios Disney em conjunto com a Pixar, enquanto isso, aqui vai um artigo sobre "Bolt" - as descobertas de um cão. (escrito por Tom Leão)

'Bolt', as descobertas de um cão

clip_image001

As animações infantis estão cada vez menos... infantis. Embora “Bolt” (no original) até tenha os seus momentos ternura para os menores de 10 anos, ele joga mais para a galerinha teen e, de quebra, para os adultos, também (que são, aliás, os que levam os menores ao cinema). Agora, é tudo mais dinâmico e quase igual a um filme de verdade.
Por isso, qualidade de animação à parte (nada menos do que a excelência de sempre da Disney, sob a supervisão de John Lasseter, da Pixar), o filme em questão é uma aventura com muita ação, disfarçada de road movie (com um toque nacionalista), e com uma pitada de crítica ao sistema de Hollywood, mas sem pegar pesado.
A trama é sobre um cão da raça Husky que estrela uma famosa série de ação para a TV. Mas, para que tudo soe naturalista, Bolt é criado de modo a achar que tudo o que faz e vive é verdade. Ele realmente acha que é um cão com super poderes (na verdade, criado pela equipe de efeitos especiais). Até que, um dia, por conta de um acidente, se perde, vai parar longe dos estúdios e tem que enfrentar a vida real, sobre a qual ele não tem a menor idéia de como seja.

clip_image002

Na sua jornada de volta para Los Angeles, é ajudado por uma gata que conheceu em Nova York (onde foi parar) e, enquanto cruza a América, conhece também um hamster que é fanático pela série de Bolt, e o ajuda como se este realmente fosse um super herói canino, confundindo ainda mais o cãozinho. No fim das contas, "Bolt" é um filme sobre descobertas, da vida e também do país/mundo em que se vive, que é mais fascinante do que o que passa na TV.
Ele também pode ser visto em 3D, o que amplia a diversão. Mas não faz disso o seu maior trunfo. Pode ser muito bem apreciado em cópias normais, já que seu roteiro não fica à mercê dos truques tridimensionais, como ficava a animação Disney-3D anterior, a fraca “A família do futuro”. Aliás, é até melhor assistir à cópia normal em versão original (ainda que a dublagem da gata Mittens por Maria Clara Gueiros seja muito boa), porque o cão Bolt tem a voz de John Travolta, um bônus à parte. Seja como for, a diversão está garantida, porque o filme é bacaninha.

Literatura Infanto - Juvenil

Resolvi fazer o serviço completo:  procurei as sinopses dos livros (retirei da Wikipedia) que são a continuação de "Crepúsculo", e coloco aqui para quem quiser conhecer toda a história de Bella Swam e Edward Cullen, inclusive a sinopse de "Crepúsculo".  Aproveitem e deliciem-se... afinal, ler sempre é demais!

Twilight (série)

Twilight (Crepúsculo, em português) é uma série de histórias de fantasia, romance e terror escrita por Stephenie Meyer. Ela conta as aventuras de Isabella Swan (Bella), uma adolescente que se muda para Forks, Washington e encontra sua vida virada de ponta-cabeça quando se apaixona por um vampiro chamado Edward Cullen.

A série é essencialmente contada do ponto de vista de Bella, com o epílogo de Eclipse e um terço de Breaking Dawn sendo contado do ponto de vista de Jacob Black. Midnight Sun, uma futura continuação da série, será contada a partir do ponto de vista de Edward. Stephenie Meyer publicou o primeiro capítulo de Midnight Sun em seu site.

Sinopse

Crepúsculo (Twilight)

Isabella (Bella) Swan, de 17 anos, nunca tentou ser como os outros jovens da sua idade. Sendo uma jovem extremamente responsável, tímida e reclusa dentro de si mesma, ela muda-se da grande e quente cidade de Phoenix, no Arizona, para Forks, uma chuvosa e nublada vila do interior de Washington, tão pequena que quase todos os habitantes se conhecem. É ali que Bella irá morar com seu pai e é na sua nova escola que ela conhece os Cullen, cinco intrigantes jovens de uma extrema beleza. É neste mistério que caracteriza a família, que Bella se vê atraída pelo misterioso Edward Cullen, jovem pálido e de cabelos cor de bronze que mostrará um novo universo a Bella, transformando completamente o rumo da sua vida e deixando a sua história bem mais emocionante. Edward trata-se de um vampiro, que acaba por se apaixonar por Bella, enquanto controla e resiste ao seu maior desejo - provar o sangue de Bella por este ser mais tentador e atraente devido do seu amor por ela; apesar do fato de, ao contrário dos outros vampiros, só se alimentar de sangue animal. Bella não sabe que, quanto mais se aproxima de Edward, mais perigo cria tanto para si como para as pessoas que ela própria ama. É então que James, um vampiro viciado em caçadas, que juntamente com o seu grupo foi o culpado de inxeplicáveis homicídios, se determina em matá-la, uma vez que não resiste ao cheiro do seu sangue. Carslile convida-os para ir na sua casa e conversar, e enquanto isso, Edward, Alice e Emmet ajudam Bella a escapar viva. Ela se despede de Charlie e vai para Phoenix - tudo muito cuidadosamente para não serem percebidos por James. Bella vai com Alice e Jasper para Phoenix, Rosalie e Esme ficam seguindo a mulher que o acompanhava e Carslile, Emmet e Edward vão atrás de James, para tentar matá-lo. Enquanto Bella está em Phoenix, Alice tem uma visão com a casa da mãe de Bella e o estúdio de ballet onde Bella tinha aulas com 7 ou 8 anos. Bella, sem que eles percebam, recebe um golpe baixo que a faz pensar que o inimigo está com a sua mãe, e a faz fugir em sua direção, para ser morta e parar de causar problemas para todos. Enquanto eles estão no aeroporto, esperando por Edward e Carslile, ela foge. Ela chega na casa da sua mãe, onde tem um telefone para ela ligar e a pessoa do outro lado manda ela ir para o estúdio de ballet . Ela vai e descobre que era um golpe e James não estava com sua mãe. James a morde e ela começa a se transformar em vampiro. Quando ela acorda, está no hospital e Edward conta que teve que chupar seu sangue para ela se livrar do veneno do vampiro, e que se fosse um pouco mais tarde agora ela seria um deles. No prólogo, Bella está recuperada e Edward leva ela no baile da escola.

Lua Nova (New Moon)

É 13 de Setembro, um dos dias mais temidos por Bella, dado que é o seu aniversário. Contra a sua vontade, Alice Cullen prepara uma festa surpresa, presentes incluidos. Ao abrir um deles, Bella corta-se no papel e Jasper, o vampiro com mais dificuldade em se conter ao cheiro de sangue, observa o gesto de Bella. Ao ver a minúscula mas suficiente gota de sangue em seu dedo , Jasper não consegue evitar e tenta atacá-la. É por esse motivo que Edward e sua família vão embora de Forks. Ele teme que esteja colocando a vida de Bella em perigo. Bella entra em uma depressão profunda por vários meses depois que ele parte, até que ela desenvolve uma forte amizade com Jacob Black, que mais tarde se revela ser um lobisomem. Jacob e os outros lobisomens de sua vila devem protegê-la de Victoria, uma vampira má que pretende se vingar de Edward por ele ter matado James, matando Bella. Bella ainda em depressão. Com os acontecimentos, descobre que quando está em perigo, ou quando sente adrenalina, a voz de Edward, que ela julga ser uma alucinação, fala dentro de sua cabeça. Para nunca esquecer a voz dele, envolve-se em perigosas atividades, como guiar motos e fazer queda livre. Numa destas atividades, Bella quase se afoga no mar, mas esta não morre. Alice vê Bella atirar-se do penhasco e Edward pensa que Bella está realmente morta. Desesperado, ele decide então cometer suicídio, apelando para os Volturi, uma grupo que representa espécie de 'realeza' entre os vampiros e aplica 'leis' para manter sua espécie em segredo. Ele vai a Volterra, Itália, procurando pelos Volturi, mas Bella o detém. Eles se encontram com os Volturi antes de retornarem para Forks e Aro, seu lider, demonstra um interesse especial em Bella, considerando que seu conhecimento sobre os vampiros pode colocar sua espécie em perigo e exigindo que ela seja morta ou transformada em vampira também.

Eclipse (Eclipse)

Um exército de vampiros "recém-nascidos” está á solta nas ruas de Seattle, uma cidade perto de Forks e Edward está mais alerta que nunca. Enquanto os Cullen vêem este problema como uma desculpa para receberem uma visita dos Volturi, Bella preocupa-se mais em escolher a sua amizade com Jacob (permanecendo humana, mas entregue ao castigo dos Volturi por ser a única humana a saber sobre a existência de vampiros) ou o amor que sente por Edward (sendo transformada num vampiro) e originar uma batalha entre lobisomens e vampiros, pondo a sua nova familia e os seus antigos amigos em risco. Bella descobre que Victoria é a criadora dos novos-vampiros e uma batalha para proteger a adolescente começa. Os lobisomens aliam-se aos Cullen e Victoria é morta. Os Volturi aparecem mas eles confiam em que Carslile vai transformar Bella num vampiro.

O lançamento do livro, em português, no Brasil está previsto para 15 de janeiro de 2009.

Amanhecer (Breaking Dawn)

Bella e Edward se casam e passam a Lua-de-Mel no Brasil, mas eles voltam repentinamente pois Bella descobre que está grávida. Edward quer que Bella faça um aborto pois tem medo de que a criatura a mate. Bella pede ajuda a Rosalie e ela cuida de Bella enquanto está grávida. O bebê representa uma "maldição" para os Lobisomens, pois não sabem que criatura irá nascer (meio humana meio vampiro). O bando planeja destruir a criatura antes que ela nasça, e conseqüentemente Bella também. Jacob não aceita isso e se rebela contra o bando. Bella definha a medida que a gestação avança. Os Cullen descobrem que devem alimentar Bella com sangue para que a criança não a mate, e ela segue a instrução. A gestação dura pouquíssimo tempo, a criança nasce e Edward transforma Bella em uma Vampira, antes que ela morra depois do parto. Ela não sofre com os sintomas de um recém nascido. A criança é uma menina,e recebe o nome de Renesmee. Bella conta a seu pai sobre sua vida, mas não revela diretamente que é uma vampira. Alice vê que os Volturi estão vindo para matar Renesmee. Alice foge com Jasper. Carlisle, Esme, Rosalie e Emmett chamam todos os vampiros que eles conhecem. Mas a real intenção dos Cullen, é fazer os Volturi ouvi-los, já que os Cullen sabem que se lutassem, morreriam. Todos esperam na mansão Cullen até que os Volturi chegam. Bella descobre que tem o poder de criar um escudo envolta de si,e pára a luta. Quando os Cullen, seus amigos, os Lobisomens e os Volturi estão frente a frente para uma batalha. Alice volta e traz com ela um meio-vampiro meio-humano para provar que não há problema em deixar Renesmee viva.

Madagascar 2

Confesso que vi em DVD pirata! Não tive muita vontade de ir até um cinema, comprar ingresso e tudo o mais, foi mais fácil comprar um piratão... Me arrependi, o desenho merece uma visita ao cinema, se não pelo filme todo, pelo menos pelo "caso" entre Glória e Melman, um casal de " hipopotama" (Glória) e "girafo" (Melman) que é demais, lindo e de fazer morrer de rir, e pelos sempre geniais pinguins, e pelas alucinações de Alex, o leão, vale a pena, resolvi até anexar uma crítica que encontrei na Internet, de Mariana Deslandes, que confirma o que eu achei. Vamos lá, gente, "toca" para o cinema antes que saia de circuito!

Madagascar 2

clip_image001

por MARIANA DESLANDES

Depois de passar uma temporada em Madagascar, o grupo de amigos formado pelo leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Glória embarca em um avião construído pelos geniais pingüins (quem disse que pingüim não voa?) do primeiro filme, com o objetivo de retornar ao zoológico de Nova York. A viagem dos quatro amigos e uma pequena e providencial retrospectiva - já que "Madagascar" e "Selvagem" têm temáticas bem parecidas – iniciam a segunda e mais interessante aventura do rei de Nova York e seus amigos.
O melhor do humor desta vez não fica a cargo dos pingüins que, aliás, não conseguem chegar ao destino programado e acabam pousando a aeronave em plena selva africana. É de se esperar, já que construir um avião com destroços e materiais encontrados na mata já é o bastante. Não dá para exigir que os bichinhos também tivessem extraído dali combustível suficiente para voar até Manhattan.
É no novo lar dos quatro e inseparáveis amigos que Melman e Glória roubam a cena, protagonizando as melhores cenas do filme. Entre elas, depois de decidir que chegou o momento de começar a namorar, a hipopótamo marca um encontro com o macho mais “bombado” do bando, um tipo musculoso e acerebrado, cheio de cantadas prontas e truques na manga.
É exatamente graças ao humor que o roteirista Etan Cohen ("Idiocracy", "Trovão Tropical") fez com que algo raro no cinema acontecesse: o segundo filme superar o primeiro. Algumas piadas são voltadas para os baixinhos, outras buscam agradar os adultos que os acompanham. Esses momentos são bem fáceis de distinguir, mas não fazem com que "Madagascar 2" perca pontos na apreciação de nenhum dos dois públicos.
A maior falha do filme está na relação de Alex com os pais que ele descobre ter quando desembarca na África. Tudo flui muito rápido e simplório para uma família que acabou de se reencontrar depois de anos separados. Mas, para a sorte dos fãs de animação, tanto crianças quanto adultos, isso não chega a prejudicar muito a história, já que todo o resto compensa o pequeno deslize.

nota: 7/10 -- vale o ingresso

Madagascar 2 (Madagascar: Escape 2 Africa, 2008, EUA)
direção: Eric Darnell, Tom McGrath; com vozes de: Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer, Jada Pinkett Smith, Sacha Baron Cohen, Cedric the Entertainer, Andy Richter, Bernie Mac, Alec Baldwin, Will i Am; roteiro: Etan Cohen; produção: Mireille Soria, Mark Swift; montagem: Mark A. Hester; música: Hans Zimmer; estúdio: DreamWorks Animation, PDI; distribuição: Paramount Pictures. 89 min