segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Guerra ao terror – Vale a pena assistir…

 

Aluguei este filme com a maior facilidade, o que indica que sua propaganda está restrita a sites sobre cinema, as locadoras o estão deixando esquecido nas prateleiras e dificilmente o indicam como um bom filme. Mas aproveitei a polêmica e o aluguei, e confesso que gostei do que vi! É um filme que não prega nada, apenas relata a desumanidade das guerras por este nosso mundo de Deus e destaca a possibilidade de vários soldados voltarem para casa com sérios descontroles emocionais, inclusive alguns viciados em violência e adrenalina. O mais interessante do filme, creio, é a forma como ele foi filmado, afinal é um filme violento, um filme duro, agressivo, mas que demonstra uma dualidade na forma como a câmera aborda as imagens que o compõe. Num momento você está vendo uma pessoa explodir na sua frente e na seguinte estão sendo enquadrados momentos delicados da paisagem, como a areia do local onde a ação se passa ou um gato com a pata quebrada, claramente percebemos que o diretor (no caso, a diretora) procurou apresentar a violência sobre uma ótica mais abrangente e não só sangue e bordoada. Em comparação a outros filmes que abusam de orçamentos milionários e tecnologias fantásticas sem uma história que valha a pena, dou o meu voto a este retrato de uma realidade, que apesar de chocante, me fez ficar com a atenção fixa em seu desenrolar, e não esperando o final da apresentação...

Novo Orgulho e Preconceito

A editora L e PM Pocket lança uma nova edição de Orgulho e Preconceito de Jane Austen, desta vez traduzida por Celina Portocarrero.

A edição custa R$16, 58 na Livraria Cultura e tem 400 páginas.

Não custa relembrar o primeiro parágrafo do livro: “É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.”

As outras edições que eu conheço foram traduzidas por Jean Melville (Martim Claret) e Lúcio Cardoso (Ediouro).

Existe também outra edição bilíngue (com tradução de Marcella Furtado, da editora Landmark, a R$36,00, existente também na Livraria Cultura), mas eu ainda não a adquiri.

Orgulho e Preconceito – Mr. Darcy – Colin Firth e Mathew Macfadyen – difícil é definir qual foi o melhor, apesar de Colin ser considerado o eterno Mr. Darcy…

image

image