terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Notícia veiculada pelo site “WWW.TERRA.COM.BR”: Eclipse lunar total poderá ser visto na terça-feira – Uma boa opção para quem quiser assistir (e em sua cidade não der para ver) são os sites na internet que acompanharão tudo que acontecerá com nossa amiga Lua. Um exemplo é o blog fisicamoderna.blog.uol.com.br. Eu já vi um eclipse lunar ao vivo e a cores, é demais!!!

Um eclipse total da Lua será visível na terça-feira na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia a partir das 7h41 horário local (5h41 horário de Brasília).

Em 4 de janeiro será a vez de um eclipse parcial do Sol. Da América do Norte até a Islândia, o eclipse da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora (das 7h41 às 8h53 horário local) na madrugada de 20 para 21 de dezembro.

"Está perfeitamente situado para América do Norte, Groenlândia e Islândia", afirma o astrônomo americano Fred Espanak.

Um eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.

A Lua começará a entrar na sombra da Terra às 6h33 horário local (4h33 horário de Brasília) de terça-feira. A sombra, de contornos claramente visíveis, avançará no disco lunar de 07h41 às 08h53 horário local, voltará a ser eclipse parcial às 10h01 horário local (8h01 horário de Brasília) e recuperará depois a plena luminosidade.

Na Europa Ocidental e ao leste do continente sul-americano, apenas as primeiras fases do eclipse serão visíveis antes do "crepúsculo" lunar. O Japão verá apenas as últimas etapas.

Os eclipses da Lua não representam risco para a vista, ao contrário dos eclipses solares. Para observar os eclipses solares é recomendado usar óculos especiais.

O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4 de janeiro. Em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região norte da Suécia, no norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.

Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI.

Notícia deliciosa encontrada no G1 – Mundo (em 20.12.10)

Cadela dá à luz 17 filhotes na Alemanha. Eles são

da raça Rhodesian Ridgeback.

clip_image001

clip_image003

Tive uma “Linda – Baby” sempre lembrada

que teve uma ninhada de 12 pastorzinhos… Deu

muito trabalho, mas foram alguns dos melhores

dias da minha vida…

Regina Vinhaes Gracindo, professora da UnB – Nova Secretária de Educação do Governador Agnelo. Fato que desprestigia, e muito, os professores que trabalham nas escolas públicas do DF...

Pegou mal para os professores da casa (da Secretaria de Educação) a escolha da Senhora Regina Vinhaes Gracindo para a Secretaria de Educação.

Logo que a notícia foi confirmada procurei informações no “Google”, que me retornou os seguintes dados:

“Natural do Rio de Janeiro/RJ fez Pedagogia e Mestrado em Educação na UnB e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Foi professora de educação infantil, ensino fundamental e médio, diretora de escola e assessora pedagógica da SEE - DF. É professora da FE/UnB, onde já foi chefe de departamento, coordenadora do Curso de Especialização em Administração da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.”

Como se vê, a escolhida parece apresentar as condições necessárias para resolver os graves problemas que assolam a educação no DF.

Pelo menos parece que a cara senhora Regina concorda com um dado importantíssimo: os professores do GDF trabalham muito e recebem pouco, muito pouco mesmo para todo o trabalho e todo o estresse que os acomete na sua função de levar conhecimento às crianças e aos adolescentes de Brasília e entorno.

Quem por acaso estiver lendo esta minha postagem deve logo pensar que sou íntima da mencionada Regina para afirmar o que escrevo acima, o que não acontece. Nem ao menos sei como ela é, nunca a vi, nunca soube dela, nunca topei com ela em nenhuma manifestação do sindicato, em nenhum encontro na EAPE - Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, ou em nenhuma escola pública do Distrito Federal (E olha que já dei aula no Gama, no Guará, em Sobradinho, em Sobradinho II, em Mestre D’armas, em Planaltina e em Brasília...)

A minha informação é embasada pelo próprio currículo da mencionada professora. Se não, vejamos: Esta senhora trabalhou para a Secretaria de Educação do Distrito Federal, e depois de fazer seus mestrados e doutorados, “picou mula” para a UnB... Amor pela nossa tão digna faculdade? ...ou quem sabe uma procura (mais do que válida) por um salário mais digno com condições de trabalho muito mais humanas? Afinal, trabalhar na periferia do Distrito Federal, em escolas dizimadas por algo muito próximo ao descaso de toda a nação por um produto sucateado chamado “educação” não é fácil... Convenhamos que muito mais fácil que lidar com a situação “in loco”, ao vivo e a cores, é teorizar nos anfiteatros da UnB, bem longe das infiltrações, das moscas, dos lanches de sopa de feijão, dos banheiros destruídos, dos adolescentes problemáticos, da violência gratuita, dos ainda obsoletos “quadros de giz”, e etc, etc, etc... (Não me alongarei em listar o que todo bom professor da rede pública encontra em seu dia a dia. Quem conhece, sabe!)

Então, esta senhora deverá ter especial consideração com os professores do Distrito Federal, pois ela conheceu o que esta valorosa classe enfrenta em seu labutar diário, e acrescente-se que depois de tudo isto, estes profissionais às vezes ainda perdem noites de sono imaginando como proporcionar uma vida digna (pois eles estudaram para isto!) para sua família com o salário (que ainda não foi igualado ao de outras funções similares, ou seja, de nível superior, no próprio DF) que recebem por tão penosa tarefa.

O governador Agnelo deve muito aos professores, uma dívida que agora só aumenta, pois ele poderia ter-se utilizado dos préstimos de várias “pratas da casa” para esta secretaria,

Não questiono a não aceitação do nome de um professor específico, embora declaradamente sempre torcesse pelo professor Lisboa. Questiono isto sim, porque colocar um professor da UnB para gerir um universo de professores com especificidades tão acentuadas se em nossa própria categoria temos nomes de peso para tal função.

A UnB merece meu respeito, mas se o Governador Agnelo escolhesse um professor da rede pública para reitor da UnB, imaginem a ***** que aconteceria...