segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cedro Australiano





Cedro Australiano
O Cedro Australiano (Toona ciliata var. australis) é uma espécie exótica, proveniente de várias regiões da Austrália. Apresenta bom crescimento em regiões de 500 a 1.500 m de altitude e com regime pluviométrico de 800 a 1.800 mm/ano, com 2 a 6 meses de estiagem. Tolera geadas leves de curta duração. As plantas não suportam solos mal drenados, que acarretam
morte por encharcamento das raízes.

Porte da árvore
Aspectos do tronco
No Brasil o Cedro Australiano encontrou condições favoráveis ao seu desenvolvimento, que é comparável ao do eucalipto. Isso não significa um rendimento igual ao do eucalipto, uma vez que a tecnologia brasileira é a melhor do mundo na produção específica dessa espécie.
O desenvolvimento do Cedro Australiano na região de
Campo Belo - MG (Campo Belo, Cristais, Cana Verde, Sto. Antônio do Amparo) tem sido excepcional, sendo que as plantas alcançaram 1,20 m aos 4 meses de idade. Em Venda Nova do Imigrante – ES, foram observadas áreas de plantio de 2 anos e 8 meses com árvores de porte médio de 6 m e plantios com 6 anos de idade e porte de 10 metros de altura.
A
idade “ideal” de corte do Cedro é aos 15 anos, podendo ser antecipada ou adiada, dependendo das condições específicas do povoamento ou da necessidade do produtor.
Indicamos o plantio no espaçamento 3 x 2 m. Assim tem-se 1667 plantas por hectare. São necessários um desbaste aos 4 anos, quando são removidas de forma sistemática 660 plantas, e outro aos 8 anos, quando são removidas de forma seletiva 600 plantas, as 400 melhores são poupadas para o corte raso a partir dos 12 anos.
A madeira do segundo desbaste é aproveitada para usos nobres como fabricação de móveis. As árvores remanescentes, mais espaçadas, apresentarão ganho em diâmetro.
Sua madeira é idêntica à do cedro brasileiro (Cedrela fissilis), nativo do Brasil, indicada para a fabricação de móveis finos e acabamentos em construção civil. A madeira de ambos está cotada em R$ 1500,00/m3 (outubro/2006).
O crescimento rápido da planta permite o consórcio com outras atividades: agrícola, já no primeiro ano, ou pecuária, a partir do segundo ano, o que barateia a manutenção da floresta e gera renda antecipada. Para a implantação de consórcios, ou
sistemas agroflorestais (SAFs), é recomendado o espaçamento 8 x 2 m, que permite a mecanização e aumenta a insolação na área.
Já foi comprovado que a
broca da gema apical (Hypsipyla grandella), que causa grandes danos ao cedro e mogno brasileiros, não ataca a Toona.
Produção anual de 1.000.000 de mudas de Cedro Australiano em tubetes de 60cm3.