quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Escócia: toda a eletricidade será verde até 2025 (artigo retirado do site ecocidades)

A Escócia não foi abençoada com um clima ameno. O país é batido de vento e sujeito a mudanças rápidas do tempo, com muita chuva. Em compensação, isso lhe proporcionou vastos recursos para planejar as metas mais ambiciosas do mundo de redução de emissões de carbono e, em paralelo, aumento da produção de energia renovável.

Tudo indica que os escoceses estão se movendo rápido para atingi-las, como confirma um novo estudo publicado pelo governo do país. Em 2010, do total de energia elétrica, 27% vieram de hidroelétricas, usinas eólicas, solares e maremotrizes (movidas pela força do mar). Em 2011, o número já deve subir quatro pontos percentuais e atingir 31% e, em 2020, bater a marca dos 80%, quando, se tudo der certo, as emissões de carbono do país terão caído 42%. Para comparar, a meta colocada para esse mesmo ano pela União Europeia é de 20%, ou seja, quatro vezes menos ambiciosa.

Cinco anos mais tarde, em 2025, um graal da energia sustentável pode ser atingido: a libertação dos combustíveis fósseis para gerar eletricidade, pois toda a geração será feita de fontes não poluentes.

Energia elétrica não é tudo. Mesmo que toda ela seja produzida a partir de fontes renováveis isso representará cerca de 16% do total de energia consumido no país.

De qualquer forma, os escoceses ainda continuarão precisando de bons casacos, mas poderão usá-los com muito orgulho.

Flodigarry, Escócia: o arco-íris brota da tempestade, foto: Ben Leto

Março em Lower Fargo, Escócia, foto: Bruce McAdam