quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sobradinho sob forte chuva nesta quinta feira!!! Imagem do comércio da Quadra 4.

Depois de quatro meses de estiagem, flagrante de chuva forte em Sobradinho - (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)

Origem do nome da cidade satélite (RA – V) “Sobradinho”, localizada a 22,1 quilômetros do Plano Piloto. Sobradinho foi uma cidade planejada pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira em um primeiro momento e pelo urbanista Paulo Hungria Machado (em um segundo momento) (planta da cidade abaixo) e consta como a data de seu nascimento o dia 13 de maio de 1960. O texto abaixo foi retirado ca Internet.

Segundo dizem, o nome “Sobradinho” derivou da existência de um velho cruzeiro de madeira rústica, erguido bem antes de 1850, às margens de um ribeirão existente na fazenda. Em um de seus braços foram construídas duas casinhas do pássaro joão-de-barro, sobrepostas como casas simples de dois pavimentos: um pequeno Sobradinho. Esse fenômeno, pouco comum, atraía a atenção dos viajantes, que passaram a tomá-lo por referência com o título de Cruzeiro do Sobradinho ou Sobradinho do Cruzeiro. Inspirada na "engenhosidade" instintiva do joão-de-barro, a denominação foi assim consagrada pela tradição local e pela aceitação popular.

Ficheiro:Mapa de Sobradinho.JPG

Foto tirada em Sobradinho, na pista que margeia a Quadra 2, no dia 29 de setembro de 2010 (ontem), quando uma nuvem de poeira fazia com que se tivesse a impressão de que estava chovendo. Ledo engano! O tempo continuou seco e quente até hoje, às 14:00 horas, quando desabou (afinal) um pé d’água de inundar meu quintal. Valeu, natureza!!!

image