sábado, 13 de fevereiro de 2010

Orgulho e Preconceito

Hoje fui buscar meu livro na Livraria Cultura, que delícia aquele lugar! Acho que uma das poucas vezes em que sinto pena de não ser rica é quando vou lá e vejo tantos livros, cds, DVD, enfim, tudo que eu mais adoro!!!

Mas voltando ao objetivo desta publicação, lá estava meu livro, à minha espera, lindo, gostoso, fantástico!!!

E agora tenho tres traduções de O&P, uma que comprei em um sebo, uma que meu filho comprou para mim e a tradução da Celina Portocarrero.

Vou reproduzir aqui o momento lindo da declaração de Mr. Darcy, tão mal recebida pela Lizzy escrita por Celina Portocarrero: “Tenho lutado em vão. Não adianta. Meus sentimentos não serão reprimidos. Precisa me permitir dizer-lhe com que intensidade eu a admiro e amo.”

E só para uma comparação, acrescento a mesma parte do livro, só que desta vez traduzida por Lúcio Cardoso: “Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.”

E agora a tradução de Jean Melville: “”Em vão tenho lutado, mas de nada valeu. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e permita-me dizer-lhe que a admiro e a amo ardentemente.”

E como não poderia deixar de ser, a forma original destas frases, desta vez escrita pela própria Jane Austen: “"In vain I have struggled. It will not do. My feelings will not be repressed. You must allow me to tell you how ardently I admire and love you."

Bem, mais um capítulo de meu romance com O&P chega ao fim, agora é passar o carnaval aproveitando minha mais nova aquisição…