domingo, 7 de fevereiro de 2010

Você conhece o kindle? (Artigo publicado no Jasbra - “janeaustenclub.blogspot.com”, em 21 de janeiro de 2009)

 

“O Kindle ou Amazon Kindle é um leitor de e-books e foi lançado em novembro de 2007 nos Estados Unidos pela Amazon.com. O Kindle, ainda sem nome aqui no Brasil, pode ser chamado de um leitor de textos digitais e se assemelha ao formato de um livro, pois seu display (tela) é similar à página de um livro. A proposta é diminuir os preços dos livros, oferecendo um download no próprio site da Amazon, pois o cliente paga pelo download e imediatamente pode ler os livros, evitando assim as despesas de entrega e principalmente do corte de árvores. Outro ponto positivo é que o cliente também pode comprar e baixar revistas, jornais e ler outras midias digitais - blogs, sites, etc. O chato da notícia é que o kindle não é para qualquer um: 359,00 dólares no site. A amazon oferece a obra completa de Jane Austen (8 volumes) por menos de 1 dólar: Love and Friendship, Lady Susan, Northanger Abbey, Sense and Sensibility, Pride and Prejudice, Mansfield Park, Emma, and Persuasion.”

Bem, apesar de ser um dos ítens com que eu sonho, não deixaria de comprar livros. Tenho um encanto especial em ter em mãos aquelas páginas cheias de palavras, encanta-me imaginar a história e ao mesmo tempo tocar as linhas por onde minha imaginação voa…

Mas por um detalhe acho que este aparelho é fantástico, existem algumas coisas que eu leio que realmente não me desperta a atenção nem o desejo de possuir aquelas palavras impressas, então este aparelho serviria quase como uma peneira digital, eu poderia tomar conhecimento de muito mais coisas que se está escrevendo (ou se escreveu) por aí, e só adquirir os que fazem parte da “minha biblioteca”, pois neste ponto concordo com o artigo de Ítalo Calvino: “Só nos resta inventar para cada um de nós uma biblioteca ideal de nossos clássicos”.

Nevasca em Washington

Repartições administrativas da capital americana permanecem fechadas

Em Washington a neve não para de cair, em Brasília, a temperatura não para de subir…

Com o calor intenso, Lucas e Soraya escolheram o espelho d'água em frente ao Palácio do Buriti para namorar - (Iano Andrade/CB/D.A Press
)