domingo, 21 de dezembro de 2008

Resenha do livro "Crepúsculo", retirada do site UOL

 

· Um ano repleto de novidades espera Bella Swan quando ela se muda para a cidade de Forks, no estado norte-americano de Washington, para morar com seu pai, separado há anos de sua mãe. Além de uma escola nova, amigos diferentes e o tempo nublado e frio que ela particularmente abomina, a garota mal imagina que vá conhecer seu primeiro grande amor, Edward Cullen. Nada demais, certo? Exceto, talvez, pelo fato de com o tempo ela descobrir que o maravilhoso garoto de 17 anos por quem ela perde o fôlego é um vampiro há mais de um século. Essa é a trama principal de "Crepúsculo", primeiro dos quatro livros escritos pela autora Stephanie Meyer.

clip_image001

Edward e Bella no pôster do filme, que chega aos cinemas no final de 2008

· Cullen, assim como sua família - o vampiro que o criou, sua companheira e seus 'irmãos', acreditam numa dieta em que não é necessário se alimentar de sangue humano (eles costumam caçar ursos para saciarem a fome). Melhor para Bella, que além de ser desastrada e meio atrapalhada tem entre seus atributos o cheiro mais doce que já passou por Forks.
O primeiro contato do casal é tão tenso que a garota passa a ter certeza de que Edward a odeia. Com o tempo, porém, ela vai descobrir não apenas que o vampiro corresponde seus sentimentos como também que ele se controla para não perder o controle e mordê-la. Mas esse vai ser o menor dos problemas de Bella durante a trama.
Mitologia de vampiros
Meyer se preocupa em dar explicações plausíveis aos leitores sobre os hábitos dos Cullen. Até mesmo a chegada de Carlisle, o patriarca, à região, é comentada, juntamente com o pacto feito com a tribo de Billy, grande amigo do pai de Bella, muitos anos antes.
A autora também justifica a riqueza da família e procura mostrar o grande dilema da natureza dos personagens contra a dieta escolhida por eles, assim como as conseqüências da decisão.
Romance de estréia
Este é o primeiro livro de Meyer, que cria uma personagem feminina adorável e madura para a sua idade, assim como um vampiro por quem é impossível não suspirar. Com toques de suspense e de humor, as 390 páginas do livro passam num instante. A publicação traz também o primeiro capítulo de "Lua Nova", seqüência da trama, que já começa de uma forma que é impossível não torcer para que a continuação, que deve ser publicada em outubro deste ano, chegue logo.
"Eclipse" e "Breakdown" são os últimos dois livros da trama. Já é possível ler o primeiro capítulo de "Midnight Sun", uma futura continuação da série, no site da autora. A trama será contada a partir do ponto de vista de Edward.

clip_image004

CREPÚSCULO
Autor: Stephenie Meyer
Editora Intrínseca
390 páginas
R$ 39,90

Mais notícias sobre "Crepúsculo", retiradas do site da UOL

18/12/2008 – 11h40

Sabia que Edward de "Crepúsculo" também é músico? Veja 21 curiosidades sobre o filme

HELOÍSA DALL´ANTONIA
Da Redação

A saga da humana Bella e de seu amor pelo vampiro Edward Cullen já conquistou milhões de fãs pelo mundo. Isso pode ser traduzido nas mais de 350 páginas de fãs dedicadas a saga de Stephenie Meyer na Internet.
Conheça abaixo algumas curiosidades da trama, dos livros e do filme que estréia esta sexta-feira (19) no Brasil.

clip_image002

Capa de "Lua Nova", 2º livro que compõe série "Twilight"

Quatro são os livros que compõem a série "Twilight", protagonizada por Bella Swanson. O primeiro é "Crepúsculo", o segundo, "Lua Nova", o terceiro "Eclipse" e o quarto "Breaking Down" (ambos ainda sem tradução em português).

Os quatro livros juntos já venderam mais de 17 milhões de cópias mundo a fora. Os direitos de tradução da obra já estão em 37 países, incluindo o Brasil. 

Nas primeiras 24 horas em que "Breaking Down" ficou à venda, mais de 1,3 milhões de livros foram vendidos.

"Midnight Sun" é o novo livro da autora Stephanie Meyer. A trama é basicamente a mesma de "Crepúsculo", porém, sob o ponto de vista do vampiro Edward Cullen.

Alguns aspectos da vida de Bella foram inspirados na vida da própria autora. Meyer também teve de mudar de escola na época do colegial.

O orçamento do filme "Crepúsculo" foi de aproximadamente 35 milhões de dólares. Só em sua estréia, a produção arrecadou o dobro deste valor.

Stephenie Meyer faz uma ponta em "Crepúsculo". A autora dos livros aparece quando Bella chega a um restaurante para almoçar com seu pai. Meyer aparece pedindo um sanduíche, digitando em um laptop.

clip_image003

Robert Pattinson, o vampiro Edward, também é músico

Robert Pattinson (Edward Cullen), Jackson Rathbone (Jasper Hale) e Michael Welch (Mike Newton) também são músicos.

Robert Pattinson já participou de outro grande sucesso baseado em livros. O ator foi Cedric Diggory em "Harry Potter e o Cálice de Fogo".

Além de tocar piano em uma das cenas de "Crepúsculo", Robert Pattinson gravou uma música para a trama: "Never Think".

Stephenie Meyer foi eleita pela revista "Entertainment Week" uma das Entertainers of the Year (uma das animadoras do ano, em tradução livre).

Na segunda semana de novembro, a trilha sonora do filme foi o disco mais vendido segundo a "Billboard". O feito é notável porque o filme ainda não havia sido lançado nos cinemas na época. Ouça aqui a trilha do filme.

clip_image004

Trilha sonora de "Crepúsculo" entrou em lista de "Billboard" antes da estréia do filme

Centenas de fãs esperaram desde a noite do dia anterior para entrarem no auditório que abrigaria a conferência de "Twilight", com membros do elenco, a diretora do filme e a autora da obra.

Para Meyer, a maçã na capa do primeiro livro da série, mais do que "fruto proibido" representa "escolha".

O primeiro nome pensado por Meyer para dar título ao livro inicial da série foi "Forks", a cidade em que se passa a trama.

A diretora Catherine Hardwicke não estará na adaptação para o cinema do segundo livro da série, "Lua Nova". Em seu lugar, a Summit Entertainment, responsável pela adaptação, chamou Chris Weitz, diretor de "Um Grande Garoto".

Na lista de livros preferidos de Stephenie Meyer estão "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, "Romeu e Julieta", de Shakespeare, "Morte no Nilo", de Agatha Christie, "O Sol é Para Todos", de Harper Lee e até "As Crônicas de Nárnia", de C.S. Lewis.

A adaptação de "Lua Nova" deve estar pronta entre o final de 2009 e o início de 2010.

clip_image005

Kristen Stewart usou lentes de contato para viver Bella

Uma das razões pelas quais os carros presentes na trama de "Crepúsculo" são tão bem detalhados é a obsessão dos irmãos de Stephenie Meyer por automóveis.

Mais de cinco mil atores fizeram teste para o papel de Edward Cullen.

Kristen Stewart, a Bella, tem olhos verdes. Ela usou lentes de contato para ficar com a cor dos olhos da personagem, castanhos.

Novo filme de Will Smith - Sete vidas

19/12/2008 - 16h03

Will Smith e o diretor italiano Gabriele Muccino tentarão repetir o sucesso que colheram em "À Procura da Felicidade" com "Sete Vidas", um drama que estréia amanhã nos EUA rodeado de absoluto segredo.
Os estúdios Sony/Columbia optaram por guardar a sete chaves o filme, da qual se passaram muito poucas informações prévias para críticos e imprensa, a fim de evitar vazamentos sobre a complexa trama que, segundo um comentarista da revista "Variety", procura impressionar o público, como ocorreu com "O Sexto Sentido".

"Acho que não é um filme fácil para as pessoas, mas é o estilo do diretor, que faz filmes que exigem do espectador que se esforce um pouco".
"Trata-se de descobrir que é o que está passando, a recompensa que se obtém do filme não se parece em nada a qualquer coisa que eu tenha feito antes", disse Will Smith.
O filme é um longo "flashback" que se remonta até a primeira cena, uma ligação telefônica no qual o personagem de Smith anuncia à polícia seu suicídio.
"O roteiro foi diferente de tudo o que tinha feito e foi a maior experiência emocional que tive lendo um roteiro. Há muitas idéias, conceitos e é o tipo de cinema que pensei que tinha que fazer agora", explicou o protagonista de "Hancock".
Ben Thomas (Smith) é um homem perseguido por um segredo, que procura conseguir sua redenção ao trocar a vida com sete estranhos que precisam de ajuda, um plano que termina por superá-lo quando se apaixona pela personagem interpretado pela atriz Rosario Dawson.
"As pessoas vão se sentir muito impressionadas pelas emoções que transmite o filme, a perda, a redenção, o sacrifício, há muitas coisas bonitas. O que sustenta tudo é a humanidade dos personagens. Espero que os espectadores pensem em ser pessoas melhores e mais compassivas ao terminar de ver o filme", afirmou Dawson.
"Espero que experimentem algo que tenha repercussão em suas vidas", acrescentou Smith.

A dupla Muccino-Smith, que rendeu ao ator sua segunda nomeação a um Oscar por "À Procura da Felicidade" (2006) - a primeira foi "Ali" (2002) - apostou em reeditar a fórmula da fábula existencial em vista do sucesso alcançado pela anterior.
No entanto, "Sete Vidas" teve uma fria recepção prévia e ficou até o momento fora de todas as cndidaturas de prêmios que concede anualmente Hollywood, incluindo o Globo de Ouro.

Boa piada...

FAZENDO PROVA
Dia de prova na faculdade, 100 alunos na sala, professor chato, impaciente e louco pra ir embora.
- Às dez horas em ponto a prova termina... e quem não entregar até esta hora não entrega mais! - diz o professor.
Às 10:10h, um aluno corre com a prova na mão até a mesa do professor que arrumava as coisas para ir embora...
- Eu avisei que não aceitaria provas fora do horário!! Esqueça!!
O aluno, com ar de autoritarismo, perguntou :
- Você sabe com quem está falando ???
A resposta do professor tinha um certo sarcasmo:
- Não, não faço a menor idéia.
Empinando mais o nariz, o aluno insistiu:
- Tem certeza disso?
- Absolutíssima!!!
O aluno levantou a imensa pilha de provas, enfiou a dele no meio, deu uma embaralhada e desafiou:
- Então descobre!
E saiu da sala correndo.

O que se comemora em Dezembro

01 - Dia Internacional da Luta Contra a AIDS

02 - Dia da Astronomia, Dia do Samba, Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

03 - Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência

04 - Dia do Orientador Educacional

05 - Dia Internacional do Voluntariado

07 - Dia do Pau-Brasil

08 - Dia da Família

10 - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia do Palhaço

15 - Dia do Jardineiro

20 - Dia da Bondade

21 - Dia do Atleta

22 - Início do Verão

23 - Dia do Vizinho

25 - Natal

26 - Dia da Lembrança

28 - Dia do Salva-Vidas

29 - Dia Internacional da Biodiversidade

31 - Dia da Esperança, Réveillon

Sem comentários...

calvin-comoosbebesnascem-jb.jpg

Volta de Indiana Jones arranhou reputação da série

 

clip_image001

Harrison Ford e Shia LaBeouf tiram a poeira da série em novo “Indiana Jones”.

Se o robozinho Wall.E trouxe à memória o melhor do cinema de Spielberg, a volta de "Indiana Jones" aos cinemas arranhou gravemente a reputação da série. Mesmo que verossimilhança nunca tenha sido o forte das aventuras de Indy, misturar Cataratas do Iguaçu com Amazônia e arqueologia com teorias furadas de invasão alienígena não garante uma aposentadoria digna para o nosso herói. Spielberg e Lucas não precisavam de mais esse caça-níquel.

Seleção de filmes de 2008, de acordo com Diego Assis, do G1, em São Paulo

10. 'Gomorra'

Enfim, um filme de máfia contemporâneo e feito por quem mais entende do riscado: os próprios italianos. A prova de que o filme toca nas feridas certas é o prêmio colocado pela Camorra (a máfia napolitana) à cabeça de Roberto Saviano, autor do livro-reportagem que orientou o longa. Em certo sentido, é o "Cidade de Deus" italiano.

9. 'Leonera'

Bem mais do que o "Carandiru" argentino, o filme de Pablo Trapero não é só um retrato fiel dos presídios femininos da América do Sul. É também uma história intrigante sobre os sacrifícios que uma mulher é capaz de fazer em nome de seus princípios. Não fosse a surpresa de Sandra Corveloni, o prêmio de melhor atriz em Cannes poderia ter ido para Martina Guzman.

8. 'Linha de passe'

Jogador de futebol, motoboy, evangélico, empregada doméstica... Os fãs do Capitão Nascimento que me perdoem, mas poucas coisas representam mais o Brasil de hoje do que a família escalada para a nova parceria de Walter Salles e Daniela Thomas. A periferia não precisa de esmolas nem de balas; o que falta mesmo é oportunidade.

7. 'Vicky Cristina Barcelona'

Tudo bem, Woody Allen é gênio. Quem sou eu para ir contra o batalhão de fãs do brilhante - e neurótico - cineasta americano? Sabiamente, no entanto, Allen sai de cena e deixa espaço para Penélope Cruz e Javier Bardem brincarem de interpretar a si mesmos (dois sedutores de sangue latino) nesta gostosa comédia com final infeliz. Scarlett... quem?!

6. 'Trovão tropical'

À primeira vista, é só uma comédia de Ben Stiller tirando sarro dos filmes de guerra de Hollywood. Mas, da aparição-relâmpago de Tobey Maguire nos trailers falsos de abertura à dancinha de um quase irreconhecível Tom Cruise nos créditos finais, "Trovão tropical" traz performances memoráveis - destaque para um Robert Downey Jr. negro - num dos filmes mais engraçados lançados este ano.

5. 'Antes que o diabo saiba que você está morto'

Aqui o assunto é sério. Philip Seymour Hoffman, fácil, fácil, um dos melhores atores da geração atual, dá corpo à batida expressão "mataria a mãe para conseguir o que quer". Sobre um roteiro que vai se desenrolando às camadas, sob pontos de vista diferentes, o diretor veterano Sidney Lumet constrói um suspense claustrofóbico, digno de prêmios. Filmão.

4. 'Valsa com Bashir'

Talvez um dos mais subestimados filmes do ano, este documentário em animação sobre um ex-soldado isralense que perde a memória após experiências traumáticas na Guerra do Líbano nos ajuda a lembrar que, por baixo das fardas, estão apenas soldados que amam a vida e o rock'n'roll. Teve pouquíssimas sessões nas mostras e festivais, mas merecia entrar em cartaz.

3. 'Homem de Ferro'

Este não faz discurso contra as guerras, muito pelo contrário. Mesmo se dando mal graças aos armamentos que ele mesmo ajudou a fabricar, Tony Stark é um "heavy metal" dos quadrinhos que combate fogo com fogo ainda mais pesado. Mesmo trabalhando com um herói 'menor' do panteão da Marvel, a paixão de Jon Favreau pelas HQs e o carisma de Robert Downey Jr. fazem deste o melhor filme da editora/estúdio desde a franquia "Homem-Aranha".

2. 'Batman - O cavaleiro das trevas'

A enxurrada de críticos e prêmios que têm ajudado a consagrar este sexto "Batman" comprova que não se trata mais de um filme do gênero quadrinhos ou voltado apenas para fãs. Noves fora as máscaras, armaduras e batmóveis, "O cavaleiro das trevas" é um épico policial com P maiúsculo e atuações memoráveis. Existe um Coringa antes, e outro depois de Heath Ledger.

1. 'Wall.E'

Poucos filmes marcaram tanto a geração que foi criança nos anos 80 quanto "E.T. - O extraterrestre". Assim como o alien de Spielberg, o robozinho Wall.E não precisa pronunciar muitas palavras para cativar o coração dos que assistem a mais esta obra-prima da Pixar. Atenção, Oscar, a categoria animação ficou pequena para um candidato como este.

Comentários sobre o filme "Crepúsculo"

Falta pegada a ‘Crepúsculo’, diz ‘vampira’ brasileira

G1 convidou Liz Vamp para assistir ao filme que virou fenômeno nos EUA.
'Vampiros são o que a raça humana almeja: fortes, sedutores e imortais.'

Débora Miranda Do G1, em São Paulo

clip_image001

“Falta ousadia, volúpia, intensidade. Em se tratando de vampiro, isso não pode ser desprezado. O vampiro é animal, tem um instintivo primitivo. Falta a pegada vampírica a ‘Crepúsculo’.” A análise é de Liz Marins, mais conhecida como Liz Vamp, filha de Zé do Caixão, atriz e entendedora de tudo o que se refere aos lendários seres que vivem à base de sangue humano.
Com a chegada de “Crepúsculo” aos cinemas brasileiros, o G1 convidou Liz Vamp para assistir ao longa-metragem e opinar sobre ele. Com orçamento relativamente baixo (cerca de US$ 37 milhões) e atores pouco conhecidos, o filme se transformou em fenômeno entre os adolescentes norte-americanos, permanecendo na lista dos mais vistos e tendo faturado incríveis US$ 35 milhões apenas em seu primeiro dia de exibição.

A história que vem mexendo com os ânimos do público teen é a do tão improvável quanto problemático romance entre a jovem Bella (Kristen Stewart) e o vampiro Edward (Robert Pattinson). Mas se está pensando em monstruosidade, esqueça. Em “Crepúsculo” é diferente: Edward é carinhoso com a amada e luta contra todos os seus instintos para não sugar seu sangue. Aliás, politicamente correto, ele nem bebe sangue de humanos, apenas de animais.
Para Liz Vamp, o doce relacionamento entre os protagonistas acabou deixando o filme “infantil”. “É um pouco infantil em alguns momentos , água com açúcar. Tem cenas românticas interessantes, tem paisagens e alguns efeitos especiais bacanas. Mas falta intensidade. O romance é bonito, mas podia ter cenas mais ‘calientes’. Não falo de sexo, mas na forma de pegar mesmo. Até os beijos dos vampiros são mais quentes.”

clip_image002

Kristen Stewart e Robert Pattinson juntos em cena de ''Crepúsculo'' (Foto: Divulgação)

Por outro lado, a visão moderna e não-estereotipada dos vampiros agradou Liz Vamp. “O filme não os mostra como seres bestiais. Normalmente os vampiros são colocados como monstrinhos, mas essa tendência vem mudando. Na verdade os vampiros são tudo o que a raça humana almeja ser. São mais fortes, sedutores e imortais. E por que são vistos como monstros? Porque os humanos estão na cadeia alimentar deles.”
E mesmo assim a atriz não considera que os longas vampirescos sejam de terror. “São filmes de ficção, mistério, suspense e romance. Existem cenas de terror, mas falar de vampiros nunca é um assunto leve.” Para ela, não é surpresa ver “Crepúsculo” fazendo tanto sucesso entre o público adolescente. “Os vampiros sempre seduziram os mais jovens com os poderes que ele têm. Falar que [esse tipo de história] não tem público é mentira. A maioria dos adolescentes é mais idealista, aventureira e muito mais intensa do que os adultos.”

Mais sobre "Marley & Eu"

Por que todos amam Marley

O sucesso dos livros e filmes sobre bichos de estimação diz muito sobre nós, humanos.

Letícia Sorg

clip_image001

NO CINEMA
John (Owen Wilson) e Jenny (Jennifer Aniston) numa cena de Marley & Eu. O novo filme promete fazer o mesmo sucesso do livro

Se todos os donos de cães do Brasil decidirem assistir a Marley & Eu, faltarão assentos nas 160 salas de cinema onde o filme será exibido a partir do dia 25. O país tem a segunda maior população mundial de cães, 31 milhões, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação. Talvez por isso o Brasil tenha sido escolhido pelo estúdio Fox para a estréia mundial da produção ao mesmo tempo que os Estados Unidos, campeões absolutos do ranking de bichos domésticos.

Não duvide do potencial do filme de David Frankel, diretor de O Diabo Veste Prada e Sex and the City, para interessar a todas essas pessoas. As peripécias do labrador da família Grogan poderiam ser as de qualquer vira-lata ou com pedigree. Marley não é um super-herói canino, como Lassie ou Rin Tin Tin (leia no fim da reportagem). É apenas “um pé-no-saco engraçado e extraordinário, que nunca entendeu muito bem como acatar uma ordem”, nas palavras de seu dono, o jornalista americano John Grogan. Mesmo assim, ao pôr no livro Marley & Eu os momentos de indisciplina e companheirismo do “pior cão do mundo”, Grogan se tornou um dos maiores êxitos de venda do planeta. No Brasil, onde foi lançado em outubro de 2005, Marley & Eu está há 110 semanas nas principais listas de livros mais vendidos do país (600 mil exemplares). A ele seguiram-se outros livros e filmes protagonizados por animais (confira no fim da reportagem). “Falar sobre animais domésticos é um ponto a favor de qualquer livro”, afirma André Castro, diretor-executivo da Ediouro Publicações, que lançou Marley no Brasil.

Grogan teve a competência de ver, antes dos outros, que seu cotidiano tinha uma história interessante para muitos. “Os animais estão ficando cada vez mais importantes”, afirma James Serpell, zoólogo e professor da Faculdade de Veterinária da Universidade da Pensilvânia. “Nos Estados Unidos pelo menos, o apoio das redes sociais tradicionais, como família e amigos, está cada vez mais fragmentado. As pessoas buscam a companhia dos animais para preencher esse vazio.”

Autor de vários livros sobre a interação entre animais e seus donos, Serpell acredita que a urbanização contribuiu para a aproximação entre cães e humanos. Na área rural, os bichos domésticos costumam passar a maior parte do tempo fora de casa. São como amigos. Nas cidades, eles dividem o mesmo teto, o tempo todo, com os donos. São como filhos. “À medida que o cão fica fisicamente mais próximo, cresce a intimidade”, diz Alexandre Rossi, zootecnista especializado em comportamento animal. “Ele deixa de ser um animal que fica no pasto das fazendas para ser praticamente um filho dentro dos apartamentos.”

Com sua fidelidade canina ao livro, o longa – com Owen Wilson e Jennifer Aniston no papel dos donos do cão – deverá agradar aos fãs. Mas há menos Marley no filme que os apaixonados por animais podem esperar. “Senti falta das caretas dele, do olhar expressivo, de suas trapalhadas”, diz um dos que já viram Marley, o crítico Rubens Ewald Filho, ele próprio dono de um labrador e de um cocker spaniel

Árvores criativas

Casal constrói árvore de Natal em forma de pudim gigante

Árvore de cerca de 6 metros de altura fica no Reino Unido.
Aposentado disse que teve a idéia por causa de sua neta.

clip_image001

Um casal de Yeovil, no Reino Unido, construiu uma árvore de Natal em forma de pudim gigante, segundo o jornal inglês "Daily Mail". A árvore de cerca de 6 metros de altura foi idéia de Roger e Valerie Holley.

Aposentado, Roger disse que teve a idéia de transformar a árvore em um pudim gigante por causa de sua neta de 10 anos. "Ela tinha olhado para árvore e dito: 'se parece com um enorme pudim de Natal'", afirmou Roger.

Segundo a agência AP, a árvore em forma de pudim levou cinco anos para ficar pronta.