domingo, 21 de dezembro de 2008

Seleção de filmes de 2008, de acordo com Diego Assis, do G1, em São Paulo

10. 'Gomorra'

Enfim, um filme de máfia contemporâneo e feito por quem mais entende do riscado: os próprios italianos. A prova de que o filme toca nas feridas certas é o prêmio colocado pela Camorra (a máfia napolitana) à cabeça de Roberto Saviano, autor do livro-reportagem que orientou o longa. Em certo sentido, é o "Cidade de Deus" italiano.

9. 'Leonera'

Bem mais do que o "Carandiru" argentino, o filme de Pablo Trapero não é só um retrato fiel dos presídios femininos da América do Sul. É também uma história intrigante sobre os sacrifícios que uma mulher é capaz de fazer em nome de seus princípios. Não fosse a surpresa de Sandra Corveloni, o prêmio de melhor atriz em Cannes poderia ter ido para Martina Guzman.

8. 'Linha de passe'

Jogador de futebol, motoboy, evangélico, empregada doméstica... Os fãs do Capitão Nascimento que me perdoem, mas poucas coisas representam mais o Brasil de hoje do que a família escalada para a nova parceria de Walter Salles e Daniela Thomas. A periferia não precisa de esmolas nem de balas; o que falta mesmo é oportunidade.

7. 'Vicky Cristina Barcelona'

Tudo bem, Woody Allen é gênio. Quem sou eu para ir contra o batalhão de fãs do brilhante - e neurótico - cineasta americano? Sabiamente, no entanto, Allen sai de cena e deixa espaço para Penélope Cruz e Javier Bardem brincarem de interpretar a si mesmos (dois sedutores de sangue latino) nesta gostosa comédia com final infeliz. Scarlett... quem?!

6. 'Trovão tropical'

À primeira vista, é só uma comédia de Ben Stiller tirando sarro dos filmes de guerra de Hollywood. Mas, da aparição-relâmpago de Tobey Maguire nos trailers falsos de abertura à dancinha de um quase irreconhecível Tom Cruise nos créditos finais, "Trovão tropical" traz performances memoráveis - destaque para um Robert Downey Jr. negro - num dos filmes mais engraçados lançados este ano.

5. 'Antes que o diabo saiba que você está morto'

Aqui o assunto é sério. Philip Seymour Hoffman, fácil, fácil, um dos melhores atores da geração atual, dá corpo à batida expressão "mataria a mãe para conseguir o que quer". Sobre um roteiro que vai se desenrolando às camadas, sob pontos de vista diferentes, o diretor veterano Sidney Lumet constrói um suspense claustrofóbico, digno de prêmios. Filmão.

4. 'Valsa com Bashir'

Talvez um dos mais subestimados filmes do ano, este documentário em animação sobre um ex-soldado isralense que perde a memória após experiências traumáticas na Guerra do Líbano nos ajuda a lembrar que, por baixo das fardas, estão apenas soldados que amam a vida e o rock'n'roll. Teve pouquíssimas sessões nas mostras e festivais, mas merecia entrar em cartaz.

3. 'Homem de Ferro'

Este não faz discurso contra as guerras, muito pelo contrário. Mesmo se dando mal graças aos armamentos que ele mesmo ajudou a fabricar, Tony Stark é um "heavy metal" dos quadrinhos que combate fogo com fogo ainda mais pesado. Mesmo trabalhando com um herói 'menor' do panteão da Marvel, a paixão de Jon Favreau pelas HQs e o carisma de Robert Downey Jr. fazem deste o melhor filme da editora/estúdio desde a franquia "Homem-Aranha".

2. 'Batman - O cavaleiro das trevas'

A enxurrada de críticos e prêmios que têm ajudado a consagrar este sexto "Batman" comprova que não se trata mais de um filme do gênero quadrinhos ou voltado apenas para fãs. Noves fora as máscaras, armaduras e batmóveis, "O cavaleiro das trevas" é um épico policial com P maiúsculo e atuações memoráveis. Existe um Coringa antes, e outro depois de Heath Ledger.

1. 'Wall.E'

Poucos filmes marcaram tanto a geração que foi criança nos anos 80 quanto "E.T. - O extraterrestre". Assim como o alien de Spielberg, o robozinho Wall.E não precisa pronunciar muitas palavras para cativar o coração dos que assistem a mais esta obra-prima da Pixar. Atenção, Oscar, a categoria animação ficou pequena para um candidato como este.

Nenhum comentário: