domingo, 21 de dezembro de 2008

Resenha do livro "Crepúsculo", retirada do site UOL

 

· Um ano repleto de novidades espera Bella Swan quando ela se muda para a cidade de Forks, no estado norte-americano de Washington, para morar com seu pai, separado há anos de sua mãe. Além de uma escola nova, amigos diferentes e o tempo nublado e frio que ela particularmente abomina, a garota mal imagina que vá conhecer seu primeiro grande amor, Edward Cullen. Nada demais, certo? Exceto, talvez, pelo fato de com o tempo ela descobrir que o maravilhoso garoto de 17 anos por quem ela perde o fôlego é um vampiro há mais de um século. Essa é a trama principal de "Crepúsculo", primeiro dos quatro livros escritos pela autora Stephanie Meyer.

clip_image001

Edward e Bella no pôster do filme, que chega aos cinemas no final de 2008

· Cullen, assim como sua família - o vampiro que o criou, sua companheira e seus 'irmãos', acreditam numa dieta em que não é necessário se alimentar de sangue humano (eles costumam caçar ursos para saciarem a fome). Melhor para Bella, que além de ser desastrada e meio atrapalhada tem entre seus atributos o cheiro mais doce que já passou por Forks.
O primeiro contato do casal é tão tenso que a garota passa a ter certeza de que Edward a odeia. Com o tempo, porém, ela vai descobrir não apenas que o vampiro corresponde seus sentimentos como também que ele se controla para não perder o controle e mordê-la. Mas esse vai ser o menor dos problemas de Bella durante a trama.
Mitologia de vampiros
Meyer se preocupa em dar explicações plausíveis aos leitores sobre os hábitos dos Cullen. Até mesmo a chegada de Carlisle, o patriarca, à região, é comentada, juntamente com o pacto feito com a tribo de Billy, grande amigo do pai de Bella, muitos anos antes.
A autora também justifica a riqueza da família e procura mostrar o grande dilema da natureza dos personagens contra a dieta escolhida por eles, assim como as conseqüências da decisão.
Romance de estréia
Este é o primeiro livro de Meyer, que cria uma personagem feminina adorável e madura para a sua idade, assim como um vampiro por quem é impossível não suspirar. Com toques de suspense e de humor, as 390 páginas do livro passam num instante. A publicação traz também o primeiro capítulo de "Lua Nova", seqüência da trama, que já começa de uma forma que é impossível não torcer para que a continuação, que deve ser publicada em outubro deste ano, chegue logo.
"Eclipse" e "Breakdown" são os últimos dois livros da trama. Já é possível ler o primeiro capítulo de "Midnight Sun", uma futura continuação da série, no site da autora. A trama será contada a partir do ponto de vista de Edward.

clip_image004

CREPÚSCULO
Autor: Stephenie Meyer
Editora Intrínseca
390 páginas
R$ 39,90

Nenhum comentário: