terça-feira, 20 de outubro de 2009

Releituras de Jane Austen

Quem acompanha os filmes atuais e conhece “um pouquinho” de literatura inglesa, percebe que os romances de Jane Austen estão cada vez mais na moda: as releituras se sucedem, formando um painel moderno e heterogêneo, em que ficção científica e mesmo filmes com pitadas de terror abordam o doce universo “Austiano”.

Quem acompanha a saga Twilight percebe em que fonte Stephenie Meyer foi buscar inspiração para compor seu personagem “Edward Cullen”, e reconhece claramente traços de Mr. Darcy no encantador vampiro vegetariano.

Talvez seja esta a razão que me faça estar tão ansiosa para ler o livro Midnight Sun, a última promessa de Stephenie no universo vampiro de Crepúsculo (Twilight), pois a autora segue reescrevendo a história, agora sob a visão de Edward/Mr. Darcy/ Cullen, e confesso que acho encantador ouvir este outro lado da adaptação.

Outra obra de Jane Austen que foi parar nas telas, devidamente adaptada, foi “Persuasão”, agora com o nome “A casa do Lago”, filme estrelado por Sandra Bullock e Keanu Reaves, que aborda a hora certa para o amor.

O filme “A casa do Lago” conta a história de uma médica (Sandra Bullock) que se apaixona por um rapaz, este interpretado por Keanu Reaves, mas o tempo (no caso deste filme, um tempo real, pois dois anos os separam e impedem o seu amor) é o impecilho que ambos terão que superar para poderem ficar juntos, tudo a ver com a história de Anne e do Capitão Wentworth.

E apesar de todo este sucesso inegável, a obra de Jane Austen não é facilmente encontrada, nem seus livros nem seus filmes. Há dias ando percorrendo as livrarias de Brasília em busca de livros ou DVDs da autora, e acreditem, tenho encontrado enorme dificuldade em os adquirir.

Aproveito para solicitar que quem souber aonde os encontrar, me avise, considerarei uma delicadeza própria de personagens “Austianos”…

Nenhum comentário: