sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pesquisa mostra que Agnelo lidera até em áreas tipicamente rorizistas(Retirei este artigo do site do Correio Braziliense, em 15/10/2010)

 

Ricardo Taffner

Publicação: 15/10/2010 08:00

 - ()

A análise das intenções de voto para governador do Distrito Federal por região administrativa mostra que a disputa nas cidades segue a tendência geral da capital da República. Agnelo Queiroz (PT) é o candidato mais lembrado em 17 das 19 áreas pesquisadas pelo Instituto CB Data entre 11 e 13 de outubro. O petista chega a liderar em locais normalmente dominados pela família Roriz, como Samambaia, onde aparece à frente de Weslian (PSC) por um ponto percentual (veja arte). A ex-primeira-dama só consegue superar o adversário em duas cidades: Paranoá e Sobradinho. Para o levantamento, foram ouvidos 1,1 mil eleitores.
O resultado da pesquisa do CB Data, encomendada pelo Correio, mostra a evolução do quadro eleitoral neste segundo turno. O resultado das urnas de 3 de outubro colocou Agnelo em primeiro lugar em 18 das 21 zonas eleitorais, com Weslian na frente nas outras três. Agora, os sobreviventes na disputa tentam herdar, principalmente, os 199 mil votos deixados por Toninho do PSol e espalhados nas cidades. Na sondagem realizada nesta semana, o ex-ministro do Esporte aparece com 52% da preferência do eleitor contra 34% da representante do PSC. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o cientista político e coordenador da pesquisa, Adriano Cerqueira, o estudo indica que os votos dados a Toninho no primeiro turno estão migrando, em grande parte, para Agnelo. Nas zonas eleitorais da Asa Sul e da Asa Norte - nas quais o socialista recebeu aproximadamente 19% dos votos, contra cerca de 40% do petista e de 12% de Weslian -, a fotografia atual da região é de 65% para Agnelo e de 23% para a ex-primeira-dama. Entretanto, 8% dos moradores do centro de Brasília afirmaram que pretendem seguir a iniciativa do candidato derrotado em votar nulo no próximo dia 31. "É um indicativo muito grande de que, para muitos eleitores de Toninho, Agnelo é uma opção melhor do que Weslian", avalia Cerqueira.
O cientista político explica que a margem de erro na estratificação por região administrativa pode ser maior do que os três pontos percentuais. Mesmo assim, o resultado ilustra bem o comportamento dos moradores de cada área. Os setores visitados de cada cidade foram selecionados de acordo com o número de habitantes indicado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia (IBGE). "Só foi entrevistada uma pessoa por domicílio sorteado, respeitando os percentuais de sexo e idade informados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF", afirma Cerqueira.
Vantagens
A maior distância identificada entre os dois postulantes ocorre no Guará, onde Agnelo abre vantagem de 53 pontos em relação à concorrente. Os habitantes da cidade votam, tradicionalmente, nos candidatos de esquerda. No primeiro turno, a superioridade no local foi de 20 pontos percentuais a favor do ex-ministro do Esporte. Agnelo repete desempenho semelhante, com diferença maior ou igual a 40 pontos, em outras três regiões: Brasília (62% a 23%), Brazlândia (67% a 26%) e Planaltina (62% a 22%).
Das duas cidades onde Weslian se sai melhor, em uma ela conquista diferença significativa. No Paranoá, a candidata tem 59% das intenções de voto contra 10% de Agnelo. Na outra, em Sobradinho, a mulher de Roriz supera em 14 pontos percentuais o petista. Entretanto, em grande parte dos redutos rorizistas, Weslian não consegue sequer encostar no adversário. Em localidades criadas pelo ex-governador Joaquim Roriz, como Riacho Fundo, Santa Maria e Recanto das Emas, o petista tem uma vantagem de mais de 15 pontos.
Segundo Cerqueira, a pulverização da preferência sobre o representante do PT demonstra que a segmentação do voto brasiliense entre classes sociais foi reduzida. "O segundo turno obriga o eleitor a se posicionar entre duas opções e Agnelo conseguiu se firmar em praticamente todos os segmentos, independentemente de idade, sexo, escolaridade ou renda", diz o cientista político. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sob o número 36196/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a inscrição 35639/2010.
Urnas
Weslian Roriz (PSC) ganhou em três zonas eleitorais no primeiro turno. Na 13ª, da Região Administrativa de Samambaia, a candidata recebeu 50,51% dos votos e na 20ª (Samambaia e Recanto das Emas), 51,73%.
Em ambas, Agnelo Queiroz (PT) manteve-se na casa dos 35%.
A 2ª Zona Eleitoral engloba os eleitores do Paranoá, do Itapoã, do Lago Norte, do Varjão, do Taquari e da Granja do Torno. Nela, a ex-primeira-dama teve 45,31% da preferência contra 36,07% do petista.

Nenhum comentário: