terça-feira, 1 de março de 2011

Língua Portuguesa – Literatura / Barroco

O termo barroco denomina  as manifestações artísticas ocorridas do final do século XVI ao final do século XVIII. Encontramos manifestações artísticas barroca na literatura, na música, na pintura, na escultura e na arquitetura daquela época.

As obras de arte barrocas brasileiras são muito parecidas com as obras de arte barrocas Européias. Os artistas brasileiros que produziram suas obras de arte neste período foram fortemente influenciados pelo que acontecia no Velho Continente.

Aqui no Brasil, Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica produziram várias obras de arte com características parecidas com as obras de arte que eram produzidas pelos artistas Europeus, principalmente espanhóis e portugueses.

As principais características das obras de arte barroca são o jogo de idéias, o rebuscamento e a assimetria ou falta de proporção.

O barroco aconteceu em uma época de grande turbulência político-econômica. Nesta época também havia uma grande turbulência na vida religiosa Européia, que se refletia em várias de suas colônias.

O marco inicial do barroco brasileiro é o poema épico “Prosopopéia”, de Bento Teixeira, o qual foi publicado em 1601, e que exalta Jorge Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

A origem da palavra “barroco” é controvertida. Para alguns estudiosos, ela designaria um tipo de pérola de forma irregular, para outros estudiosos, ela designaria um terreno desigual, assimétrico.

Principais representantes do Barroco Brasileiro

Os autores mais representativos do barroco no Brasil são Gregório de Matos, Bento Teixeira, Padre Antônio Vieira e Frei Manuel de Santa Maria Itaparica.

Gregório de Matos nasceu em Salvador, em 1636, estudou em Coimbra, onde trabalhou até 1681, e então retornou ao Brasil quando tinha 47 anos. Ao chegar ao Brasil desentendeu-se com o arcebispo João da Madre de Deus, o que ocasionou para o poeta vários problemas, chegando a ser acusado de herege ao tribunal da Santa Inquisição. Por suas poesias, em que denunciava os costumes do povo baiano de todas as classes sociais, recebeu o apelido de “boca do inferno” ou “boca de brasa”.

Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, em 1608, e ainda criança, veio para o Brasil. Em 1614 iniciou seus estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador. Em 1623 ingressou na Companhia de Jesus. Em 1634 ordenou-se sacerdote, destacando-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos humanos dos povos indígenas, combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. O Padre Antônio Vieira escreveu 700 sermões, sendo os mais conhecidos o sermão da Sexagésima e o Sermão do Bom Ladrão.

Nenhum comentário: