sexta-feira, 31 de maio de 2013

(INTERESSANTE NOTÍCIA VEICULADA NO SITE DA FOLHA) Pedras parecem se mover "sozinhas" na região do Vale da Morte, na Califórnia

A região do lago seco chamado Racetrack Playa (algo como "praia dos rastros") no Vale da Morte, na Califórnia (Estados Unidos) é conhecida pelo intrigante mistério de suas rochas deslizantes.

Casos semelhantes são encontrados em diversos outros lagos secos (playas) da região, mas os da Racetrack Playa são os mais notáveis.

Essas pedras de dimensões variadas, algumas com dezenas de quilos, deixam um rastro mostrando que foram deslocadas sem qualquer sinal de intervenção humana ou animal. Algumas são vistas a 250 metros distantes de seu ponto original durante um inverno.

Existem cerca de 150 dessas rochas "andantes", mas ninguém nunca viu seu deslocamento.

Foto de Thomas Hawk

Rochas parecem andar "sozinhas" na Califórnia

Rochas parecem andar "sozinhas" na Califórnia

Houve uma tentativa de desvendar o mistério em 1972 por uma equipe de cientistas. Eles registraram um grupo de pedras e pesquisaram a área durante sete anos. Um bloco de 700 quilos apelidado de Karen não se mexeu de forma alguma enquanto o estudo foi realizado. Alguns anos depois, já sem monitoramento, a pedra foi encontra a 800 metros de seu local original.

Outros estudos foram feitos na região e os pesquisadores chegaram a conclusão que o gelo do inverno e os ventos fortes --que podem chegar a mais de 145 km/h-- são responsáveis pelo movimento das pedras.

Foto de Marc Kjerland

Rastros da movimentação de pedras na região do Vale da Morte (Califórnia)

Rastros da movimentação de pedras na região do Vale da Morte (Califórnia)

Nenhum comentário: