terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Artigo publicado no site “ecocidades”: A maior turbina maremotriz do mundo

A Escócia tem ambições de gerar toda a sua eletricidade de fontes renováveis até 2025. Além de fontes energéticas verdes a que já estamos acostumados a ouvir falar, como eólica e solar, o país pretende capitalizar os mares bravios que o circundam para gerar energia maremotriz, aquela que utiliza a força das correntes e das marés. A foto mostra a maior turbina maremotriz do mundo. Ela será utilizada para fornecer toda a energia de um grande centro de dados. Gerará 1 Megawatt de potência, o suficiente para abastecer mil casas.

Suas proporções são gigantes também. Se eleva a uma altura de 22,5 metros e suas hélices tem 18 metros de diâmetro. O conjunto todo pesa 130 toneladas. O mais curioso é que gira muito devagar, porque a velocidade da água do mar também é lenta — cerca de 2,7 metros por segundo. A força da água vem da sua densidade, mais de 800 vezes superior a do ar. O resultado é que as turbinas realizam apenas entre 6 e 8 rotações por minuto.

Abaixo, uma ilustração da usina submersa. No futuro, composta de várias turbinas semelhantes. A primeira já foi instalada esse verão (do hemisfério norte) nos mares gélidos e inóspitos das ilhas Orkeney, no norte de Escócia, que já pertenceram também a Noruega.

Ilustração do funcionamento da usina da usina de energia submersa

Nenhum comentário: