domingo, 17 de outubro de 2010

Marina Silva! ... ou como a sede pelo poder conseguiu que uma guerreira ficasse em cima do muro...

Foi bonito! Concordo que foi bonito o trajeto de Marina Silva! E ela poderia ter se tornado uma esperança política para todos os brasileiros, um sinônimo de garra, de coerência, de amor pelo povo deste país.

Mas Marina Silva entrou para o Senado, conviveu com as benesses da vida de um senador, experimentou a vida mansa de uma ministra, e hoje deve morar em algum prédio mais que luxuoso da cidade de Brasília. Marina Silva já não é Marina Silva, a companheira de Chico Mendes, com quem fundou a Central Única dos Trabalhadores, já não é aquela lutadora que trabalhou como empregada doméstica, já não é aquela analfabeta que se alfabetizou aos 16 anos, já não é aquela ativista do Partido Revolucionário Comunista, já não é aquela defensora do meio ambiente que veio do Norte para Brasília trazendo o sangue de Chico Mendes no coração.

Hoje, Marina Silva é uma mãe de família que quer defender o seu, pois “pouca farinha, o meu pirão primeiro”...

Marina Silva quer mais é pensar no futuro, e não no futuro do Brasil ou no futuro do povo brasileiro, Marina Silva quer pensar é em 2014, quando espera ressurgir como a esperança para este país para o qual agora vira as costas!

Marina Silva afirma que não vai apoiar nem Dilma nem Serra. Bem, até onde eu entendo as palavras como elas são, isto é ficar em cima do muro!

E isto é muito grave, pois o povo brasileiro precisa da continuidade das ações desenvolvidas pelo governo Lula, precisa ainda de muitas coisas urgentes: precisa de moralidade na vida política deste país, precisa de mais empregos, precisa de melhores hospitais, precisa de escolas em turno integral para que os jovens não fiquem soltos nas ruas à mercê de marginais, precisa de policiais mais treinados, precisa de uma política que priorize a reciclagem do lixo, precisa de uma política de juros mais viável, precisa de uma reforma tributária, precisa de um judiciário mais ágil, precisa de programas de atendimento aos idosos, precisa de mais agilidade na máquina do executivo, precisa de mais concursos, precisa de mais cursos de formação profissional, precisa...

Bem, se eu fosse listar o que o povo do Brasil ainda precisa, o povo no qual um dia existiu uma Marina Silva, o povo que escolheu Marina Silva como uma deputada, uma senadora e agora como a terceira colocada em uma eleição presidencial que vai definir os rumos deste país por mais quatro anos, se eu fosse listar tudo que este povo ainda precisa para continuar saindo da situação difícil que 20 anos de ditadura e governos claramente descompromissados com os pobres acarretaram e que o governo Lula tenta diariamente corrigir...

Mas Marina Silva não tem mais um compromisso com este povo, Marina Silva já não mais sente fome, Marina Silva já não mais se utiliza do SUS para ela e suas filhas e filhos, Marina Silva agora tem seguranças particulares que a isolam da realidade deste país, Marina Silva se coloca plantada em cima de um muro, longe das doenças, das dificuldades, da violência que assombram a parcela da população que continua na luta pela sobrevivência diária.

Então é fácil para a Senhora Deputada, Senadora, Ministra, Candidata a Presidência afirmar sua neutralidade! Neutralidade tem aqueles que estão com a vida ganha, que não precisam de um país coerente, digno, honesto. Neutralidade é para aqueles que querem que tudo se exploda, pois “seu pirão está garantido”!

E como o Brasil peca pela falta de memória política, como as escolhas da maioria dos brasileiros são escolhas de um povo que não sabe pensar além do nariz... da Globo, Dona Marina Silva sabe que daqui a algum tempo, ela poderá voltar e se lançar como candidata a qualquer coisa, pois poucos se lembrarão desta traição que ela comete agora ao não escolher ou Dilma ou Serra. E ela conta com isso para ser a futura Presidente do Brasil...

Nenhum comentário: